CAMPEONATO PARAENSE 2021 – 2ª DIVISÃO

A 36ª edição do Campeonato Paraense da 2ª Divisão, carinhosamente, conhecido como “segundinha” se iniciará neste sábado (16.10) com o duelo, Tiradentes x Pinheirense, às 09:30 horas, no CEJU – Campo 1, em Belém-PA.

O torneio contará com um número de recorde de 23 equipes (Clube Atlético Paraense, Sociedade Esportiva Caeté, Cametá Futebol Clube, Sporting Fonte Nova, Atlético Clube Izabelense, Paraense Sport Club, Parauapebas Futebol Clube, Pedreira Esporte Clube, Pinheirense Esporte Clube, Santa Rosa Esporte Clube, São Francisco Futebol Clube, São Raimundo Esporte Clube, Sport Club Belém, Sport Real Futebol Clube, Associação Atlética Tiradentes, União Paraense Futebol Clube, Vênus Atlético Clube e Clube Atlético Vila Rica), sendo 5 estreantes (ESMAC, Santos Athlético Clube do Pará, Capitão Poço Esporte Clube, Amazônia Independente Futebol Clube e Altamira Esporte Clube).

O campeonato contará com 5 grupos contendo 4 equipes cada e 1 grupo contendo 3 equipes. As 23 equipes jogarão a 1ª fase em turno de ida e volta. Os primeiros colocados dos 5 grupos contendo 4 equipes, o primeiro colocado do grupo contendo 3 equipes e os dois melhores segundos colocados gerais se classificarão para a fase de quartas-de-finais. Da fase de quartas-de-finais até a final, os clubes jogarão em módulo de mata-mata. Os dois clubes que chegarem a fase final, além de decidirem o título do torneio, estarão automaticamente classificados para a 1ª divisão do Campeonato Paraense de 2022.

As equipes participantes representarão as cidades de Santarém (São Raimundo, São Francisco e Amazônia), Altamira (Altamira E.C.), Parauapebas (Parauapebas Futebol Clube e Atlético Clube Paraense), Cametá (Cametá F.C.), Moju (Santos), Abaetetuba (Vênus), Capitão Poço (Capitão Poço E.C.), Bragança (Caeté), Santa Izabel do Pará (Izabelense), Ananindeua (ESMAC), Marituba (Paraense), Benevides (União Paraense), Belém (Sport Club Belém, Vila Rica, Tiradentes, Fonte Nova e Sport Real), Mosqueiro – distrito de Belém (Pedreira) e Icoaraci – distrito de Belém (Pinheirense e Santa Rosa).

Das 23 equipes, 8 já foram campeãs deste torneio (Clube Atlético Vila Rica – 3 títulos, Pedreira Esporte Clube – 2 títulos, Vênus Atlético Clube – 2 títulos, Parauapebas – 1 título, Pinheirense Esporte Clube – 1 título, São Francisco Futebol Clube – 1 título, Sport Club Belém – 1 título e Associação Atlética Tiradentes – 1 título).