Parazão 2021 (1ª Divisão)

Clube do RemoPaysandu3501 imgbank114721 imgbankcastanhal 400x400 1Paragominas Futebol ClubeAguia de MarabaEscudo independente 1de91321916b57ec66172933fdd44f777TapajosFCSCItupirangabra pa

O campeonato paraense, da 1ª divisão, de 2021, será composto pela 1ª fase, dividida em 3 grupos de 4 times, cada, totalizando 12 times. Os grupos serão divididos entre: Grupo A (Paysandu, Bragantino, Itupiranga e Gavião Kyikatejê), Grupo B (Remo, Carajás, Tuna Luso e Tapajós) e Grupo C: (Águia de Marabá, Independente, Castanhal e Paragominas). Cada time, de cada grupo, enfrentará somente os times de fora de seu grupo, totalizando, 8 rodadas ou 8 jogos que cada clube irá disputar na 1ª fase.

Se classificarão para as quartas-de-final (etapa, após a 1ª fase), os dois melhores colocados de cada grupo. Dos terceiros colocadas de cada grupo, os dois com melhor pontuação avançam para as quartas-de-final e o com pior pontuação, apenas permanece para  1ª divisão de 2022. Os dois piores colocados na classificação geral, serão rebaixados para o campeonato paraense da 2ª divisão de 2022.

Nas quartas-de-final, os 8 times classificados, jogarão jogos de ida e volta, sendo o 1º melhor colocado vs 8º melhor colocado (quartas 1), 5º melhor colocado vs 4º melhor colocado (quartas 4), 7º melhor colocado vs 2º melhor colocado (quartas 2) e 6º melhor colocado vs 3º melhor colocado (quartas 3). Na semifinal, os 4 times classificados, se enfrentarão em jogos de ida e volta, sendo o vencedor das ‘’quartas 1’’ vs vencedor das ‘’quartas 4’’ e o vencedor das ‘’quartas 2’’ vs vencedor das ‘’quartas 3’’. Na final, os 2 times classificados, jogarão jogos de ida e volta.

Os dois melhores colocados do campeonato, fora, o Remo que disputa o campeonato brasileiro da série B e o Paysandu que disputa o campeonato brasileiro da série C, ganharão duas vagas no campeonato brasileiro da série D de 2022. O campeonato, ainda, disponibilizará 3 vagas para a copa do brasil de 2022 para os três melhores colocados e 2 vagas para a copa verde de 2022 para os dois melhores colocados.

,