PAPÃO É BI-CAMPEÃO PARAENSE !!!

Pelo jogo de volta, da final, do Parazão 2021, o Paysandu venceu a Tuna Luso por 4 x 1, de virada, no final da tarde e início da noite, deste domingo (23.05), no Estádio Banpará Curuzu, em Belém, sangrando-se, campeão paraense da 1ª divisão de 2021. Antes do apito inicial, o Papão precisava vencer por 2 gols de diferença para ir para os pênaltis ou por 3 gols de diferença para se tornar campeão sem a necessidade de disputar as penalidades. Com esse título, o Papão conquista o bi-campeonato paraense e o seu 49º título estadual. A Águia Cruzmaltina fica com o vice-campeonato paraense da 1ª divisão, pela 20ª vez. A última vez que disputou a final do Parazão da 1ª divisão, foi em 2007. Em 1988, há 33 anos atrás, a Tuna se consagrou campeã paraense da 1ª divisão, pela última vez.

Com o bi-campeonato paraense, o Paysandu amplia para três títulos de vantagem, a diferença, em relação ao maior rival, Clube do Remo. Tuna Luso (10 títulos), União Esportiva (2 títulos), Independente de Tucuruí (1 título) e Cametá (1 título), são os outros clubes que já conquistaram o título estadual da 1ª divisão.

O destaque do jogo vai para o atacante bicolor, Gabriel Barbosa, carinhosamente, chamado de ‘‘Gabigol da Curuzu’’ pela torcida alvi-celeste em alusão ao atacante do Flamengo-RJ, Gabigol. O jogador estava no banco de reservas, até que aos 17 minutos do 2º tempo, entrou em campo e fez três dos quatros gols do Papão.

Os 5 gols ocorreram em ambas as etapas da partida. Aos 4 minutos do 1º tempo, a bola é alçada na área, na direção de Dedé (Tuna), Nicolas (Paysandu), sobe e afasta a bola com a mão, pênalti. Aos 5 minutos, Paulo Rangel (Tuna), cobra e faz 1 x 0 para a Águia do Souza. Com o gol, o batedor, torna-se artilheiro do campeonato. Aos 14 minutos, Paulinho (Paysandu) avança pelo meio cruzmaltino, passa para Marlon (Paysandu), que faz ótimo passe para Igor Goularte (Paysandu), que bate cruzado para o fundo do gol de Gabriel Bubniack (Tuna), 1 x 1. No 2º tempo, aos 19 minutos, Ari Moura (Paysandu) avança pelo meio cruzmaltino, faz boa jogada individual e passa para Gabriel Barbosa (Paysandu) que chuta para o fundo das redes tunante, 2 x 1, Paysandu. Aos 30 minutos, o goleiro, Gabriel Bubniack (Tuna), sai mal na bola, Gabriel Barbosa (Paysandu), se antecipa, rouba a bola e toca para o gol vazio, 3 x 1. Aos 34 minutos, Gabriel Barbosa (Paysandu), dentro da área cruzmaltina, recebe a bola, passa pelo zagueiro tunante e bate na saída do goleiro, 4 x 1. Aos 50 minutos, Jayme (Tuna), sofre falta de Perema (Paysandu), dentro da área bicolor, pênalti. Aos 52, Léo Rosa (Tuna), bate para fora.

O jogo ainda contou com a expulsão dos jogadores, Neto (Tuna), aos 50 minutos do 1º tempo, Lukinha (Tuna), aos 47 minutos do 2º tempo e Perema (Paysandu), aos 53 minutos da etapa final. A partida contou, também, com muita confusão nos últimos minutos.

O Papão se prepara para o início do Campeonato Brasileiro da Série C. O primeiro confronto será contra a Tombense-MG, em Tombos-MG, no próximo sábado (29.05), às 19 horas. A Águia do Souza fica sem calendário até ano que veem, quando disputará o Campeonato Paraense da 1ª divisão, o Campeonato Brasileiro da Série D e a Copa do Brasil.