Paysandu – Copa Libertadores da América 2003

Paysandu           Símbolo libertadores removebg preview

A longa trajetória do Paysandu, carinhosamente, conhecido como ‘’Papão da Curuzu’’, até a Copa Libertadores da América, iniciou-se 1 ano antes da disputa deste torneio.

Em 2002, no dia 20.01.2002, o ‘’Papão’’ estreou na primeira fase da Copa Norte, contra o Independente-AP, fora de casa, no Estádio Zerão, em Macapá-AP, vencendo o jogo por 1 x 0. Em seguida, acumulou 2 vitórias e 3 empates. No grupo estavam o Clube do Remo, o próprio Independente-AP e o São José-AP.

Na segunda fase, obteve 4 vitórias e 2 empates encima das equipes do Clube do Remo, Moto Clube-MA e Ríver-PI.

Na final, ganhou o jogo de ida e de volta contra o São Raiumundo-AM por 1 x 0, fora de casa e 3 x 0, dentro de casa. O ‘’Papão’’ era campeão da Copa Norte 2002.

Com esse título, obteve o direto de disputar a Copa dos Campeões, no mesmo ano.

No dia 03.07.2002, estreou na primeira fase da Copa dos Campeões, jogando em Belém, no Mangueirão, contra o Corinthians-SP, empatando em 0 x 0. Em seguida obteve mais 1 empate contra a equipe do Fluminense-RJ e 1 vitória contra a equipe do Náutico-PE, ambos, os jogos, no Mangueirão, em Belém. Assim, o Paysandu se classificou para as quartas-de-final do torneio.

Nas quartas de final, enfrentou, no Mangueirão, em Belém, em jogo único, a equipe do Bahia-BA, vencendo por 2 x 1 e, assim, se classificando, para a semifinal do torneio.

Na semifinal, duelou, também, no Mangueirão, em Belém, em jogo único, contra a equipe do Palmeiras-SP, vencendo o jogo pelo placar de 3 x 1 e, tão logo, assim, estava na final.

Na final, perdeu o primeiro jogo, no Mangueirão, em Belém, para a equipe do Cruzeiro-MG, por 2 x 1. No segundo e último jogo, ganhou, no tempo normal por 4 x 3, levando a decisão para os penaltys. Na etapa de penalidades, venceu por 3 x 0, sagrando-se, campeão do campeões e, assim, obtendo uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2003.

No ano seguinte, em 2003, fez a sua estreia na Copa Libertadores da América, no dia 13.02, contra a equipe do Sporting-Cristal, em Lima, no Peru, vencendo o jogo, pelo placar de 2 x 0. No segundo jogo, no dia 06.03, o ‘’Papão’’, estreou em casa, no Mangueirão, em Belém, contra a equipe do Cerro Porteño, de Assunção, no Paraguai, empatando a partida em 0 x 0. No terceiro jogo, dia 11.03, também, em casa, venceu a equipe do Universidad Católica do Chile por 3 x 1. No quarto jogo, dia 18.03, venceu, em casa, a equipe do Sporting Cristal, por 2 x 1. No quinto jogo, dia 27.03, venceu, fora de casa, por 6 x 2, a equipe do Cerro Porteño, em Assunção, no Paraguai. No sexto e último jogo da fase de grupos, o ‘’Papão’’ empatou em 1 x 1 o jogo contra a Universidad Católica, jogando fora de casa em Santiago do Chile.

Na fase de grupos, o ‘’Papão’’ fez uma brilhante campanha com 4 vitórias e 2 empates, somando 14 pontos e se classificando para as oitavas-de-final do torneio, fase, esta, que jogaria contra o Boca Juniors, futuro campeão deste torneio e do mundial de clubes do mesmo ano.

No dia 24.04.2003, no jogo de ida, fora de casa, o Paysandu realizou o maior feito da sua história ao ganhar da equipe do Boca Juniors, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aireis, pelo placar de 1 x 0, com gol do atacante Iarley, aos 23 minutos do 2º tempo. A escalação do paysandu, era: Ronaldo; Rodrigo (Gino), Jorginho, Tinho e Luis Fernando; Vanderson, Lecheva (Bruno), Sandro e Vélber (Rogério); Iarley e Robgol e, Dario Pereyra, como técnico.

No dia 15.05.2003, no decisivo jogo da volta, em casa, bastava o Paysandu empatar para se classificar para as quartas-de-final do torneio. O Boca Juniors foi para cima e inaugurou o placar aos 15 minutos do 1º tempo com Guillermo Schelotto. Em seguida, aos 8 minutos do 2º tempo, Lecheva empatou a partida para o ‘’Papão’’ com uma bomba indefensável. Nesse exato momento, o clube no ápice de toda a sua história. Aos 12 minutos, Delgado fez 2 x 1, colocando o Boca à frente do placar, novamente. Aos 23 minutos, Tévez foi derrubado, dentro da área, por Gino, penalty! Schelotto meteu uma bomba dentro do gol do goleiro Ronaldo, 3 x 1, no placar, para o Boca. Logo, em seguida, 2 minutos depois, aos 25 minutos, foi a vez de Schelotto ser derrubado por Wellington. O próprio Schelotto fez 4 x 2 para o Boca. Quando Sandro do ‘’Papão’’ foi expulso após cometer violenta falta, o sonho bicolor havia acabado. Aos 41 minutos, Burdisso, fez gol contra, entretanto, não sendo suficiente para mudar o placar. O Paysandu foi muito aplaudido por sua torcida ao final do jogo. A escalação do paysandu, era: Ronaldo; Wellington, Gino, Jorginho e Luis Fernando (Jobson); Sandro, Bruno, Welber (Balão) e Lecheva; Iarley e Vandick e, Dario Pereyra, como técnico.

JOGOS DO PAYSANDU NA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2003:

FASE DE GRUPOS:

– Sporting Cristal 0 x 2 Paysandu (13.02.2003 – Lima – Peru) (Link: https://www.youtube.com/watch?v=B5NHWHWgq80)

– Paysandu 0 x 0 Cerro Porteño (06.03.2003 – Mangueirão – Belém – Brasil)

– Paysandu 3 x 1 Universidad Católica (11.03.2003 – Mangueirão – Belém – Brasil) (Link: https://www.youtube.com/watch?v=XCNOGjom2cU)

– Paysandu 2 x 1 Sporting Cristal (18.03.2003 – Mangueirão – Belém – Brasil) (Link: https://www.youtube.com/watch?v=D8UAiV5PSFI)

– Cerro Porteño 2 x 6 Paysandu (27.03.2003 – Assunção – Paraguai) (Link: https://www.youtube.com/watch?v=zQZuIHSX7Xg)

– Universidad Católica 1 x 1 Paysandu (15.04.2003 – Santiago – Chile)

OITAVAS-DE-FINAL:

– Boca Juniors 0 x 1 Paysandu (24.04.2003 –  Buenos Aires – Argentina) (Link: https://www.youtube.com/watch?v=8aLy4lFjOd0)

– Paysandu 2 x 4 Boca Juniors (15.05.2003 – Mangueirão – Belém – Brasil) (Link: https://www.youtube.com/watch?v=sJ46QgBla1o)