ESMAC, DE VIRADA, VENCE E SOBE À ELITE DO FUTEBOL PROFISSIONAL FEMININO!

No confronto de volta. das quartas-de-final, do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A2, a ESMAC venceu por 2 x 1, dentro de casa, a equipe do Real Ariquemes-RO.

A partida ocorreu no final da manhã, deste domingo (18.07), no Estádio Banpará Baenão, em Belém-PA.

As duas equipes já haviam se enfrentado pela primeira fase do torneio. O placar naquela ocasião, foi de 3 x 0 para a ESMAC. A partida ocorreu no Estádio do Souza, em Belém-PA. Pelas quartas-de-final, empate de 1 x 1 no primeiro confronto em Ariquemes-RO e vitória da ESMAC no segundo confronto, em Belém-PA, por 2 x 1.

Com a vitória de 3 x 2 no acumulado dos confrontos de ida e de volta, a ESMAC, pela primeira vez em sua história, sobe para o Brasileirão Feminino Série-A1. A equipe paraense jogará a elite do futebol feminino profissional em 2022.

A primeira vez que a ESMAC disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A2, foi no ano de 2018, ficando em 5º lugar. Em 2019 e 2020, obteve a colocação de 12º lugar, caindo na fase de oitavas-de-final para o Taubaté-SP, em 2019, e para a Juventus-SP, em 2020. Vale, também, lembrar, de suas participações na extinta Copa do Brasil de Futebol Feminino, torneio, este, que disputou a fase de oitavas-de-final, em 2013 (caindo diante do Calçoene-AP), e chegou a fase de quartas-de-final, em 2014 (caindo diante do Neves-MG).

No início do 1º tempo, o Real abriu o placar, porém, a ESMAC não se deu por vencida e foi atrás do prejuízo. Até os 20 minutos, o Real dominou a partida e se impôs em campo. No final da etapa, a equipe rondoniense se perdeu e sofreu a virada. O Real ainda reclamou de um pênalti no último lance da etapa, entretanto, a penalidade não foi marcada. O 2º tempo foi bastante disputado e acirrado. Ambas as equipes criaram chances de gol. As goleiras tiveram bastante trabalho diante dos lances de perigo criados, mas o placar, ficou em 2 x 1, para a ESMAC.

Os gols saíram na etapa inicial. No 1º tempo, aos 9 minutos, Leila (R. Ariquemes), bate falta na marca do pênalti, Cattu (R. Ariquemes) cabeceia para dentro da área, a zaga da ESMAC se perde e a bola sobra para Bia Batista (R. Ariquemes) chutar com força e inaugurar o placar, 1 x 0, Real Ariquemes. Aos 42 minutos, Anne (ESMAC), na entrada a grande área, cobra falta na medida e empata, 1 x 1. Aos 47 minutos, Silvani (ESMAC) passa para Cássia (ESMAC) na pequena área que chuta para balançar as redes, virada da ESMAC, 2 x 1.

Pelas semifinais, a ESMAC, aguarda o vencedor do duelo entre Bragantino-SP e Atlético-PR.